terça-feira, 15 de maio de 2018

Tratamentos para o Alzheimer O Alzheimer, como indicado anteriormente, é um síndrome demencial sem cura associada. A morte das células cerebrais é um processo não reversível. No entanto, as opções terapêuticas cada vez mais disponíveis permitem ao utente controlar os sintomas, atrasando o aparecimento de novos sintomas, mas nunca controlando totalmente a doença.
Tipos de Doença de Alzheimer Existem dois tipos diferentes de Doença de Alzheimer:(2/2) -A Doença de Alzheimer Familiar é uma forma menos comum, na qual a doença é transmitida de uma geração para outra. Se um dos progenitores tem um gene mutado, cada filho terá 50% de probabilidade de herdá-lo. A presença do gene significa a possibilidade da pessoa desenvolver a Doença de Alzheimer, normalmente entre os 40 e 60 anos. Este tipo de Doença de Alzheimer afeta um número muito reduzido de pesso
as.
Tipos de Doença de Alzheimer Existem dois tipos diferentes de Doença de Alzheimer: (1/2) -A Doença de Alzheimer esporádica pode afetar adultos de qualquer idade, mas ocorre habitualmente após os 65 anos. Esta é a forma mais comum de Doença de Alzheimer e afeta pessoas que podem ter ou não, antecedentes familiares da doença. Parece não existir hereditariedade da Doença de Alzheimer esporádica, de início tardio. Contudo, é possível que algumas pessoas possam herdar uma maior ou menor probabilidade para desenvolverem a doença numa idade avançada. O ApoE14 é o único gene associado a um ligeiro aumento do risco de desenvolver Doença de Alzheimer, de início tardio. Mesmo assim, metade das pessoas portadoras deste gene, e que vivem até aos 85 anos, não desenvolve Demência nesta idade. Os investigadores estão a tentar encontrar outros fatores de risco, genéticos e ambientais que possam tornar o desenvolvimento da Doença de Alzheimer mais ou menos provável. No entanto até à presente data o único fator de risco evidente para o desenvolvimento desta doença parece ser a existência prévia de um traumatismo craniano severo.
A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa Em termos neuropatológicos, a Doença de Alzheimer caracteriza-se pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar. O aparecimento de tranças fibrilhares e placas senis impossibilitam a comunicação entre as células nervosas, o que provoca alterações ao nível do funcionamento global da pessoa.
O que é a Doença de Alzheimer? A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.
O Encontro Nacional Saúde em Diálogo “Contributos para a revisão da Lei de Bases” terá lugar no próximo dia 29 de Maio na Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos, Rua Cantor Zeca Afonso, 793, 4200-534 Porto. Para mais informações: http://alzheimerportugal.org/pt/news_text-77-1-940-contributos-para-a-revisao-da-lei-de-bases